sábado, 12 de março de 2016

OBMEP 2016 - OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS

 Página oficial da Obmep

ATIVIDADE AVALIATIVA 1º BIMESTRE - TURMAS 204, 206 e 207


01- Assista ao vídeo acima, e apresente a opinião do grupo em relação as possíveis contribuições da Obmep para o ensino de matemática.

02 - Poste um problema de Matrizes com resolução. A questão deve estar relacionada até o último assunto trabalhado em sala de aula.

Obs1) Em relação ao problema de matrizes, ele pode ser de provas já realizadas da Obmep, tirado de algum livro ou adaptado conforme a criatividade da equipe.
Obs2) Cada equipe deve postar os comentários identificando a turma, os nomes de cada componente e os números de chamada se já houver. A atividade encerra dia 01/04/2016.

18 comentários:

Anônimo disse...

TURMA: 204
ALUNOS:CARINE SILVA, JOANA PATRICIA, JHENIFF EMANUELLE, TERCIA TALITA, SANY RAQUEL.

NÓS ENTENDEMOS QUE TODOS OS ANOS VÁRIAS ESCOLAS PARTICIPAM DA OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA, E MUITOS ALUNOS JÁ GANHARAM PRÊMIOS E VARIAS MEDALHAS COM ISSO, QUE A OBMEP PODE AJUDAR VÁRIAS PESSOAS, E QUALQUER UM PODE SE SAIR BEM NA PROVA E QUE O ALUNO TEM QUE BUSCAR O MELHOR DE SI, E A MAIORIA DOS ALUNOS QUE GANHARAM MEDALHAS NA OBMEP SÃO PESSOAS POBRES, SÃO PESSOAS SIMPLES QUE ATÉ MESMO TRABALHAM NA ROÇA. E CADA VEZ MAIS JOVENS VEM SE DESTACANDO NO OBMEP POR TODO O BRASIL.

MATRIZ: A = 5 2 3
6 8 0
1 -4 0

Anônimo disse...

TURMA:204
ALUNOS:CARLOS MAYRON, MARCOS VINICIUS, JOENILSON, KAROLLYNNY HELLEN.

NOS CONCLUÍMOS QUE O VÍDEO TRATA É DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO MEIO ESTUDANTIL A OBMEP, JÁ QUE ESTUDANTES DE TODAS AS ÁREAS DO PAÍS DE BAIXA RENDA OU NÃO TEM A MESMA POSSIBILIDADE DE CONSEGUIR SE DESTACAR NAS SUAS AVALIAÇÕES,BASTA TER A INICIATIVA DE SE FOCAR NOS ESTUDOS VISANDO ALCANÇAR SUAS METAS, COM A AJUDA DA OBMEP PODE OS ESTUDANTES PODEM CONSEGUIR ATÉ UM ESTUDO MAIS APROFUNDADO COM INTER-CAMBIO EM OUTROS PAÍSES SE ESPECIALIZANDO EM SUAS FUTURAS CARREIRAS PROFISSIONAIS.

Determine a matriz C, resultado da soma das matrizes A e B.

A= |-3 5 2|
|6 4 8|

B= |-8 -9 12|
|45 6 -3|

RESOLUSÃO:


|-3 5 2| + |-8 -9 12| = |-3+(-8) 5+(-9) 2+12 | = |-11 -4 14| = C =|-11 -4 14|
|6 4 8| |45 6 -3| |6 + 45 4+6 8+(-3)| | 51 10 5 | | 51 10 5 | 2X3








Unknown disse...

quem resolveu essa matriz aeh gente

Unknown disse...

a do nosso grupo tá chegando proff...

Anonimo disse...

TURMA:204
ALUNOS:RAYANE MELO E MATEUS FREITAS.

NÓS ENTENDEMOS QUE A OBEMEP TEM UMA IMPORTÂNCIA ENORME NA VIDA DE VÁRIOS ESTUDANTES, E QUE NÃO É PRECISO ESTUDAR EM ESCOLA PARTICULAR PRA PASSAR NA PROVA,ATÉ PORQUE A MAIORIA DOS ALUNOS QUE GANHARAM MEDALHAS NAS OLIMPÍADAS SÃO ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA, O ALUNO APENAS TEM QUE TER UM FOCO, TEM AUÊ TER FORÇA DE VONTADE, O ALUNO NÃO DEVE SER ACOMODADO, TEM QUE TIRAR UM TEMPO DO DIA PRA ESTUDAR, ENFIM, O SEU ESFORÇO É QUE VAI DIZER ATÉ AONDE VOCÊ VAI CHEGAR...

• Determine o número real x tal que:
|6 ײ-5| =|6 11|
|0 X | |0 4|

Resolução:
As matrizes são do mesmo tipo (2×2). Logo, elas serão iguais se, e somente se, os elementos correspondentes forem iguais, isto é:

|6=6
|ײ-5=11→|ײ=16 |×=±4
|0=0 |×=4 : .|×=4
| ×=4

Como o número 4 é a única solução comum às duas equações do sistema, concluímos que as matriz são iguais se, e somente se, ×=4.

Anônimo disse...

Turma: 204
Nomes:Joana Patrícia,Carine Silva,Tercia Talita,Jheniff Emanuele,Jessica


Nos entendemos que todos anos varias escolas participam da Olímpiada de Matemática, e muitos alunos já ganharam prêmios e varias medalhas com isso,e que a OBMEP pode ajudar varias pessoas, e que qualquer um pode se sair bem na prova, e que o aluno pode buscar o seu melhor,e a maioria dos alunos que ganharam medalhas na OBMEP são pessoas de baixa renda,que são pessoas simples que até mesmo trabalhavam na roça, e cada vez mais jovens vem se destacando na OBMEP por todo o Brasil.


Matriz:
a) A+B
A= 3 0 8 + B= 2 5 3 5 5 11
5 1 2 0 8 7 = 5 9 9
0 4 3 2 1 6 2 5 12

Anônimo disse...

turma 204
alunos: Élida Carvalho,Sara Amyle,Bruno Henrique Souza,Leonardo Martins,Bruno Henrique frança,Igor henrique,Mykejehwrys Santos,joao vitor Pestana

O grupo pôde concluir que, as olímpiadas de matemática,ajudam pessoas de todo o país,principalmente aquelas que possuem um renda considerada muito baixa;analisando o vídeo concluímos que muitos alunos conseguiram benefícios quase que impossíveis graças a OBMEP, incentivando assim vários outro colegas de classe a participar e se dedicar ao estudo da matemática,podendo assim ter sua vida melhorada,tendo uma melhor condição de estudo dentro ou ate mesmo fora do Brasil.


1- Uma confecção vai fabricar três tipos de roupa utilizando materiais diferentes. Considere a
matriz A 5 (aij), em que aij representa quantas unidades do material j serão empregadas para fabricar uma
roupa do tipo i.
A=5 0 2
0 1 3
4 2 1

a) Quantas unidades do material 3 serão empregadas na confecção de uma roupa do tipo 2?
b) Calcule o total de unidades do material 1 que será empregado para fabricar cinco roupas do tipo 1, quatro
roupas do tipo 2 e duas roupas do tipo 3
Resolução:
a) j 5 3 e i 5 2 ⇒ a23 5 3 unidades
b) j 5 1 ⇒ a11 5 5
a21 5 0
a31 5 4
x 5 5 ? a11 1 4 ? a21 1 2 ? a31 ⇒ x 5 5 ? 5 1 4 ? 0 1 2 ? 4 ⇒ x 5 33 unidades

Anônimo disse...

TURMA:207 NOMES:Amanda Trindade,Criscya Lorena,Hyllare Fernanda,Ingrid Karoline,Isa Kéren,Kauanne Cavalcante,Michely Karoline e Talia Mendes Concluímos que,a OBMEP é algo de extrema importância para nós, e que vários alunos vêm se destacando perante a sociedade brasileira através desta desde o ano de 2005 até os dias de hoje. É possível observar através deste vídeo que a matemática é uma disciplina prazerosa para algumas pessoas e que pode ser até divertida. A OBMEP vem abrindo portas para determinadas pessoas realizarem seus sonhos, nesse vídeo observamos que ensino, (conhecimento e estudo)nunca são demais pois são essenciais para nos destacarmos perante à sociedade. Esses jovens que ganharam medalhas através da OBMEP são exemplos de superações, estão aí para nos mostrar que tudo é possível com um pouco de esforço e vontade de aprender. Ela é capaz de abrir portas para o nosso futuro que por inúmeras vezes acreditamos que estão fechadas, e esse é um dos motivos que a torna importante. MATRIZES: Dadas as seguintes matrizes A=|4 2| B=|8 6| |3 1| |4 2| Resolva a constante A+B =B+A A=|4 2| + B=|8 6| |3 1| |4 2|= B=|8 6| + A=|4 2| |4 2| |3 1| |12 8| = |12 8| |7 3| |7 3|

Anônimo disse...

Turma:207
Nome: Ilzaline Costa

Eu entende que qualquer aluno pode ir bem na olimpíada de matemática basta se dedicar,que a OBMEP torna mas fácil milhares de sonhos por todo Brasil, todo ano várias escolas participam da olimpíada de matemática e pela OBMEP vários e vários alunos já ganharam medalhas. A OBMEP ajudar muitos brasileiros não importa a classe social. Entende também que o aluno tem que buscar o melhor de si e a cada dia buscar desafios novos.

Escreva a matriz
A=(aij)3x3 / aij=3i + 2J

Unknown disse...

Turma: 206
Alunos:Umaitan de Jesus, David Garcia, Gleyson Máximo, Mário Benedito.

Bem, assistindo o vídeo chegamos a conclusão de que, a OBMEP desde 2005 vem abrindo portas e dando novas oportunidades para estudantes de todo o Brasil. Mostrando que não importa a classe social, a raça, pois para obter conhecimento basta querer, estudar e correr atrás dos objetivos. E as Olimpíadas pode se tornar o grande vetor de um futuro melhor e realizado. Através da OBMEP pessoas poderam realizar seus sonhos de conhecer o mundo e etc. Enfim, devemos sempre estar lutando, e sempre aceitar novos desafios, para podermos testar nossa capacidade.


Dadas as matrizes A e B representadas por
A= |3x+10 0| e B= |1 0|
. |0 2y-9| |0 1| determine X e Y para que as matrizes sejam iguais.

Resol.
A=B
A partir de definição temos que:

.|3x+10 0| = |1 0|
.|0 2y-9| |0 1|

Daí,
3x+10=1 :. 3x=1-10 :. 3x=-9 :. X= -9/3 (formato de fração,divide) :. X=-3

2y-9=1 :. 2y=10 :. Y=10/2 (formato de fração, divide) :. Y=5

Anônimo disse...

TURMA:206
ALUNOS(AS):Adryelle,Emanuelle,Ericsson,Francisco,Luana,Lucas,Rayssa e Ronilson
N¤:01,07,08,11,18,19,29 e 30

           01- A OBMEP é uma forma de incentivar o estudo coletivo.

           As olimpíadas de matemática tem sido de grande importância,pois os alunos da rede pública que participam dessa competição tem uma melhora significativa no desempenho da matéria,assim servinso de incentivo,principalmente nos lugares onde há famílias de nível socioeconômico baixo.
           A OBMEP pode ter um grande impacto no ensino da matemática de várias formas:
 》ela ajuda a melhorar a interesse pela matemática;
 》pode se tornar também uma ferramenta de trabalho para os professores dentro das salas de aula;
 》os melhores alunos a participarem,recebem medalhas e são encaminhados com bolsas para as universidades,o que é considerado um grande "prêmio" para esse alunos de baixa renda,que podem ter um maior contato com o ambiente universitário e com o conhecimento;
 》a olimpíada não detecta apenas talentos,ela serve á escola;
 》pode ser considerara um projeto educador;etc.
          Dada a importância conquistada pelo evento na Educação Brasileira,as cerimônias de premiação contam com a presença de Ministros e até do(a) Presidente da República.

          02- São dadas as matrizes A=(aij) e B=(bij),quadradas de ordem 2,com aij=3i+4j e bij=(-4)i-3j.
         Considerando  C=A+B,calcule a matriz C.
        
          *Resolução:
 A=|a11   a12|
   |a21   a22|

a11=3.1+4.1=7
a12=3.1+4.2=11   
a21=3.2+4.1=10             
a22=3.2+4.2=14

》A=|7    11|
    |10   14|

  B=|b11   b12|
    |b21   b22|

b11=(-4).1-3.1=-7
b12=(-4).1-3.2=-10 
b21=(-4).2-3.1=-11           
b22=(-4).2-3.2=-14

》B=|-7   -10|
    |-11  -14|

》C=A+B《

C=|7    11|  +  |-7   -10| = |0     1|
  |10  14|     |-11 -14|   |-1    0|
 
       》 C=|0     1|
           |-1    0|
 

Anônimo disse...

Turma:204
Alunos:Andressa Layssa, Rayssa, Mylena Layanne, Sérgio
Concluímos que a OBMEP abriu muitas oportunidades para vários jovens estudantes de todas as regiões do Brasil.
Onde a classe social não importa, mostrando que dinheiro não compra educação, basta ter força de vontade e tenta dar o melhor de si que conseguimos lucrar com o nosso esforço, adquirindo conhecimento e sabedoria. As Olimpíadas são muito importantes, demonstra reconhecimento por cada esforço e dedicação de cada aluno que se esforçou para chegar ali. OBMEP ensina que obstáculos são feitos parar serem quebrados e vencidos, mostrando que nada é impossível quando se tem força de vontade, garras, fé, e acreditar que nada nesse mundo é impossível de conseguir.


Dada a Matriz A=
|3 2 4|
|5 7 6|
|3 2 4| = |6 4 8 |
|5 7 6| |10 14 12|
|6 4 8 | = |3 2 4|
|10 14 12| |5 6 6|
A = B
B = A
A = B

Unknown disse...

TURMA:207
ALUNOS:ANDREINA,MARIANA,THIAGO, JEREMMY,JACK, YAGO

NOIS ENTENDEMOS QUUE VÁRIAS ESCOLAS PARTICIPAM DAS OLIMPÍADAS , E MUITOS ALUNOS SE DESTACAM-SE COM SEU CONHECIMENTO, SÃO ALUNOS QUUE OS PAIS NN TIVERAM UMA JUVENTUDE BOA , FAMILIAS QUE TRABALHARAM NA ROÇA E ETC. OBMEP AJUDA MUITOS JOVENS À TER UM FUTURO MELHOR, COM ISSO ALUNOS VÃO BUSCANDO MAIS INTERESSES, E SE DEDICANDO AO ESTUDO

Matriz
A= |x+3 12 | e B=|-5 12 |
4 2y-7 4 13

A=B |x+3 12 |=|-5 12|
4 2y-5 4 13

X+3 =-5 X=-5-3=8
2y-7=12 2y=13+7

Y=20/2 = 10
Portanto, x=-8 e y=10

Unknown disse...

turma: 206
alunos(a):YASMIM LORENA ,MARIA ESTER , SARAH BIANCA ,RAYANE RABELLO ,WERBERT ,VANESSA.

O vídeo mostra que mesmo sem muitos recursos(dinheiro),existem pessoas que lutam pra alcançar seus objetivos e dar uma nova esperança a futura geração...
Esperamos ansiosos pela OBEMEP,pois ela será uma forma de avaliar e aperfeiçoar nossos conhecimentos que serão usados não só na matemática mais em nossas vidas.


Dada as matrizes A e B determine A+B.

A= -10 1 4 6 B= 1 8 4 -1
2 3 2 8 0 6 3 -3

SOLUÇÃO A+B= -10+1 1+8 4+4 6-1
2+0 3+6 2+3 8-3

A+B= -9 9 8 5
2 9 5 5

Vanderlice disse...

turma:206 componentes do grupo: Anelk,Fabyara,Franciara.Glaucia,Leiriane,Isabela,Maria natalia,nailza. NOS CONCLUIMOS QUE O VIDEO MOSTRA DIVERSAS HISTORIAS DE ALUNOS,QUE FIZERAM A PROVA DA OLIMPIADAS DE MATEMATICA. E QUE GANHARAM MEDALHAS DE OURO,PRATA E BRONZE ,E QUE DEPOIS DISSO TIVERAM UM POUCO DE RECONHECIMENTO, NACIONAL E ALGUNS INTERNACIONAIS. A EXEMPLO DA TABATA UMA DAS GANHADORES;PRIMEIRO GANHOU UMA MEDALHA DE PRATA E NO ANO SEGUINTE GANHOU UMA MEDALHA DE OURO,E ELA QUERIA IR A UM OUTRO PAIS PARA FAZER UMA OLIMPIADA E REPRESENTAR O BRASIL E EM 2010,ELA FOI PARA A PRIMEIRA OLIMPIADA INTERNACIONAL NA CHINA.E ATRAVÉS DA OBMEP ELA REALIZOU O SEU SONHO QUE ERA REPRESENTAR O BRASIL EM UMA OLIMPIADA INTERNACIONAL. A OBMEP ESTIMULA PROFESSORES DESCOBRE TALENTOS DESPERTA VOCAÇÕES,AONDE QUER QUE ELES ESTEJAM.A OBMEP DA A OPORTUNIDADE DE VENCER,CONSEGUIR REALIZAR SONHOS E OBJETIVOS DE MAIS DE 20 MILHÕES DE ALUNOS QUE PARTICIPAM TODOS OS ANOS. NÃO DEVEMOS TER SOMENTE A HISTORIA DA TABATA COMO EXEMPLO, Só POR QUE ELA PARTICIPOU DE UMA OLIMPIADA INTERNACIONAL,MAS TAMBÉM A DO ERICK,MARTA,RONALDO E MUITOS OUTROS QUE TIVERAM RECONHECIMENTO DA OBMEP,MAS TAMBÉM DOS PAIS QUE FICAM ALEGRES E ORGULHOSOS, POR QUE MUITOS DOS PAIS NAO CONSEGUIRAM TERMINAR O ENSINO FUNDAMENTAL OU MEDIO, NAO POR FALTA DE OPORTUNIDADE MAS TAMBEM POR FALTA DE APOIO E OUTRAS DIFICULDADES, DEVEMOS NOS INSPIRAR NESSAS HISTORIAS E PESSOAS E MOSTRAR QUE TEMOS MUITA CAPACIDADE DE SER ALGUEM NA VIDA,NAO SO ATRAVES DA OBMEP MAS TAMBEM ATRAVES DE NOS MESMOS. 1-QUESTAO. considerando as matrizes A=[2], B=[1] e C=[0], determine:
3 2 4
6 4 2
letra A:A-B-C
[2] [1] [0] [2 1 0] [ 1]
3 - 2 - 4 - 3 - 2 - 4 = -3
6 4 2 6 4 2 0
RESOLUÇÃO ACIMA ESPERO QUE O SENHOR ENTENDA PORQUE NAO DEU DOS COLCHETES FECHAR A COLUNA POR INTETEIRA.

Unknown disse...

Alunos: Edson Júnior, Ana Beatriz, Letícia Sá, Vanderlayne Lago, Luciana Raquel, Thiago Costa, Percilla E Emanuele Lago. Turma:207


Nossa professor, muito interessante esse vídeo, adoramos. Ele nos mostra que a OBMEP não é só uma prova qualquer, vai muito além disso. Ela é uma prova que oferece benefícios, oportunidades para as pessoas que sentem interesse e tem um amor pela matemática. Se formos parar para pensar no quão a OBMEP é importante para nós alunos, não pensaríamos duas vezes, se não estudar para passar na prova, com o objetivo de ir muito mais além. A OBMEP nos mostra também que a educação no Brasil ainda não está definitivamente perdida, pois a partir dessa prova encontra-se pessoas que ainda tem o desejo de conquistar algo de bom na vida. Entretanto, o que falta em nosso país é a falta de interesse de estudar, precisamos ter plena consciência de que os estudos é a ferramenta mais importante que existe, porque é através deles que nos tornamos alguém na vida. E a OBMEP, é nada mais do que um incentivo para as pessoas terem gosto pela matemática, pois como vemos no vídeo, podemos chegar a lugares mais altos, mas para que isso aconteça, temos que acreditar em nós mesmos.

'' Todo o esforço, todo o sacrifício que fazemos para chegar a onde almejamos valerá a pena. ''

1°) Encontre os valores numéricos de a,b,x e y sabendo que a igualdade das matrizes abaixo é verdadeira.

| a+b x-y | = | 12 3|
2b-3a 2y-x 9 2

- Aplicando a prop. da igualdade:

a+b=12 (I) Multiplicando a 1° por 3,
2b-3a=9 (II) obteremos :

Somando membro a membro as equações:
+ 3a + 3b = 36
-3a + 2b = 9
5b = 45
b= 45/5=9
a + b = 12 Substituindo b na (I)
a + 9 = 12
a = 12 – 9
a = 3

Seguindo a mesma linha de raciocínio:
+ x – y = 3
-x + 2y = 2

y = 5
x – y = 3
x – 5 = 3
x = 3 + 5
x = 8

Logo, se substituirmos a,b,x e y na matriz pelos valores encontrados iremos observar que a igualdade entre as matrizes é verdadeira.

Anônimo disse...

C.E João Francisco Lisboa
Data:01/04/2016
Alunos: Alisson Vitor, Keysille Estefani, Margarida de Fátima, Maria Eduarda, Mariana dos Santos, Paulina Silva, Sandy Thalissa e Thaylenne Cristine Turma: 206

O entendimento do grupo foi que a obmep proporciona a capacidade de desenvolver a mente de alunos que não acreditam em si, que não acreditam em sua capacidade de aprendizado, onde participam 20 milhões de alunos e onde a maioria acaba achando sua vocação na matemática, encontram sua verdadeira paixão em uma matéria que não é tão querida em meio aos tantos alunos que se encontram nas escolas. A obmep ajuda principalmente os alunos de lugares mais simples, onde tem menos chances de vencer na vida, proporciona a eles um aprendizado a mais que eles não encontram por completo em suas escolas no dia a dia. Nos alunos ganhamos um incentivo a mais ao nosso estudo na área da matemática, o que é muito bom, já que muitos tem uma paixão por ela e ainda não sabiam que tinham vocação para isso, e é sempre ótimo aprender mais, já que o conhecimento é o bem mais precioso que nos temos em nossas vidas, e a obmep desenvolve nossa mente mais ainda, e temos que agradecer por essa oportunidade.



MATRIZES
Dadas as matrizes A B e C determine a matriz resultante da operação A + B – C.

Resolução A= 3 4 6 B= 4 1 7 C=3 2 1
2 8 7 6 2 8 4 5 6
3 5 9 5 3 2 2 3 4

A= 3 4 6 B= 4 1 7 C=3 2 1
2 8 7 + 6 2 8 - 4 5 6
3 5 9 5 3 2 2 3 4




= 7 5 13 3 2 1 4 3 12
8 10 15 - 4 5 6 = 4 5 9
8 8 11 2 3 4 6 5 11

Unknown disse...

Turma:204
Aluno(s):Sarah Amylle,Ėlida,Andressa Layssa,Jessica,Higor Henrique, Rayssa Trindade,Clicia.

Marcos fez cinco provas de matemática. Suas notas,em ordem crescente,foram 75,80,84,86,95. Ao digitar as notas de Marcos na ordem em que as provas foram realizadas, o professor notou que as médias das duas primeiras provas, das três primeiras, das quatro primeiras e das cinco provas eram números inteiros. Qual foi a nota que Marcos tirou na última prova?
a)75
b)80
c)84
d)86
e)95
Resolução:
Z= conjunto de números inteiros
Essa questão necessita de uma boa interpretação de texto,resumidamente é isso:
(1*+2*)/2=Z
(1*+2*+3*)/3=Z
(1*+2*+3*+4*)/4=Z
(1*+2*+3*+4*+5*)/5=Z
Obs:Os "*" estão substituindo a letra "a" no intuito de indicar uma potência.

Resposta a base da tentativa:
80+86=166/2=83
166+95=261/3=87
261+75=336/4=84
366+84=420/5=84
Ou seja a última nota foi 84.
A soma das notas dá 420, que é múltiplo de 4.
Vamos retirar a última nota somada, como a média continua sendo um número inteiro e temos 4 números, e como 420 já é múltiplo de 4, então a última nota deve ser múltiplo de 4, ou seja,80 ou 84. Agora vamos dividir em dois casos:
1)Última nota 80
420-80=340
A soma das 3 primeiras notas deve ser múltipla de 3, e como 340 tem resto 1 quando dividido por 3,então a penúltima nota também deve ter resto 1 na divisão por 3,para que 340 menos a penúltima nota seja divisível por 3,vamos ver se tem algum:
75 tem resto 0
84 tem resto 0
86 tem resto 2
95 tem resto 2
Nenhum se enquadra, então não pode ser 80 logo a resposta é 84.
2)Vamos confirmar o 84:
420-84=336, que já é múltiplo de 3, então a penúltima nota também deve ser múltipla de 3, só há o 75, que é a penúltima nota.
Seguindo o mesmo raciocínio, a terceira nota é o 95.
Portanto, a resposta é C) 84.


O pai de Carolina mediu o comprimento da mesa da sala com sua mão e contou 8 palmos. Ela também mediu a mesa do mesmo modo e contou 11 palmos. Qual é o tamanho do palmo de Carolina, se o palmo de seu pai mede 22 centímetros?
a)12
b)13
c)14
d)16
e)19

Resolução:
|Palmos|Medidas|
|8 |22 |
|11 |x |
Podemos ver que quanto maior o número de palmos,menor será a medida dele. Então, fazemos uma regra de três inversa.

8x22/11=176/11=16 cm.