Olimpíadas de matemática, um pouco de história.
A Olimpíada de Matemática é uma competição inspirada nos jogos olímpicos, que por sua vez são inspirados nos festivais esportivos que os gregos realizavam na antiga Élida, em honra ao deus Zeus e de outros deuses que habitavam o Olimpo.
Principais objetivos das olimpíadas
• Induzir nos jovens o gosto e o prazer de estudar Matemática.
• Estimular o ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
• Disponibilizar aos estudantes e professores uma coleção de problemas estimulantes e desafiadores.
A Olimpíada de Matemática é uma disputa entre os jovens, de caráter intelectual, um torneio onde as armas dos participantes são: a inteligência, a criatividade, a imaginação e a disciplina mental.
Na Olimpíada de Matemática, os estudantes são divididos, conforme o ano que cursa na sua escola, em três níveis, que são:
• Nível I - Ensino Fundamental - 5ª e 6ª séries
• Nível II - Ensino Fundamental - 7ª e 8ª séries
• Nível III - Ensino Médio
Na Olimpíada de Matemática os estudantes concorrem experimentando o prazer de resolver problemas intrigantes. Este tipo de atividade intelectual, que valoriza a competência e o saber, é uma demonstração de civilidade e avanço cultural. A história da humanidade comprova que as sociedades mais desenvolvidas têm cultivado esse sentimento de respeito pelas vitórias do espírito.
A realização de Olimpíadas de Matemática no mundo é um acontecimento que data do século dezenove. A primeira Olimpíada de Matemática ocorreu no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria, em 1894, em homenagem ao Ministro da Educação da Hungria, Jósef Kürschák, Professor de Matemática, membro da Academia de Ciências da Hungria e do Instituto Politécnico da Universidade de Budapeste. Essa idéia salutar foi disseminada pelo resto da Europa e para todo o mundo.
Desde 1959, acontece, anualmente, sempre em um país diferente, a Olimpíada Internacional de Matemática (International Mathematical Olympiad - IMO). O Brasil tem participado da IMO e obtido, através de seus jovens, diversas medalhas de ouro.
Existe também, desde 1985, patrocinada pela Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, Ciência e Cultura, a Olimpíada Ibero-Americana de Matemática. Nessa Olimpíada, o Brasil já conquistou, ao longo dos anos, medalhas de ouro, prata e bronze.
Acontece também, anualmente, sempre em um país diferente, a Olimpíada de Matemática do Cone Sul, envolvendo estudantes do Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
O Brasil participa, também, das Olimpíadas de Maio, patrocinada pelo Centro Latino-americano de Matemática e Informática (CLAMI) e pela Federação de Competições de Matemática. Esta competição está dividida em dois níveis: estudantes com idade menor do que 13 anos e estudantes com idade menor do que 15 anos e maior do que ou igual a 13 anos. O concurso é aplicado nas escolas dos seguintes países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, México, Panamá, Paraguai e Venezuela.
No Brasil, a Sociedade Brasileira de Matemática - SBM promove, anualmente, desde 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) e, através da Comissão Brasileira de Olimpíadas de Matemática, coordena a participação de estudantes brasileiros em competições internacionais.
Olimpíada Campinense de Matemática (OCM) é uma atividade de extensão da ex-Universidade Federal da Paraíba, hoje Universidade Federal de Campina Grande, executada desde 1983, pelo Departamento de Matemática e Estatística do Centro de Ciências e Tecnologia, Campus Campina Grande.
Pensando na melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas de todo o País, o MEC juntamente com a SBM e IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada) estão promovendo e organizando desde 2005 a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A cada ano são premiados inúmeros alunos de diferentes estados, bem como professores e escolas.
Após a leitura do texto acima, responda:
1 - Vocês conheciam a história das olimpíadas de matemática? Faça um breve comentário.
2 - O que vocês acharam de sua participação na Obmep?
3 - Como vocês vêem a matemática nos dias de hoje? Conseguem percebê-la em suas vidas?
Obs.: alunos do Cegel, 1ª série matutino, não esqueçam de postarem suas respostas seguidas pela turma, nome e número dos componentes do grupo. Ok!
21 comentários:
Nós não conheciamos a historia das Olimpiadas de Matemática, após ter lido aprendemos muito e nos impressionamos por que a tanto tempo ja haviam povos que ja praticavam o conhecimento matemático em honra aos deuses.A prova neste ano estava com questões bem elaboradas mas não estavamos preparados o suficiente pra realiza-la.Realmente a matemática esta muito avançada e a sua presença esta muito constante, ela esta presente em todas as áreas de formação profissional.
alunos da turma 109:
Fernanda n°09
Geysiane n°13
Geisa de Oliveira n°11
Marcelo n°23
Mariléa n°27
Maria da Paz n°24
Mayane n°28
Merydiana n°31
Monalisa n°33
As Olimpiadas de Matemática ela é bastante conhecida pela metade do grupo, porque já foi vista, falada e praticada pela maioria dos alunos. As olimpiadas de Matemática é uma chance do aluno se destacar no seu conhecimento e buscar ensino e aprendizagem, pois as olimpiadas ela tem o objetivo de fazer disputas entre os jovens estudantes, poisela permite o aluno desenvolver o seu conhecimento, tentando resolver os problemas e soluções na Matemática>
alunos da turma 110:
Raquel n°36
Nubiane n°28
Crasiele n°15
Ana Cristina n°02
Ana Dulce n°03
Suane n°47
A Olimpíada de Matemática pode ser definida como uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de música.
Portanto não conhecíamos a historia das Olimpíadas de Matemática através do professor Tivemos de ter um conhecimento saber como surgiu a historia das olimpíadas.
A nossa participação nas Olimpíadas de Matemática possibilita contribui efetiva para um bom desempenho escolar e para participação ativa na escola, Afinal todos nos gostamos da prova, mas o nosso desempenho não foi muito bom, apensa de tudo que importa. Que mostramos nossas a experiência e a nossa participação.
A matemática nos dias de hoje são atividades didáticas envolvendo a resolução de problemas podem ser desenvolvidas de forma a estimular nos alunos o interesse pela Matemática, aprimorando o raciocínio lógico e ampliando a compreensão dos conceitos básicos para o refinamento do pensamento, fazendo com que os mesmos desenvolvam a capacidade de manipular conceitos e propriedades de forma clara e objetiva.
Sim. A matemática tem o objetivo de estudar os conceitos elementares em nossas vidas, portanto analisando o processo de ensino e aprendizagem de tópicos importantes que devem ser desenvolvidos no nosso Ensino Básico.
alunos da turma 109:
Kelly n°18
Thaliana n°43
Barbara n°3
Thais n°42
Robert n°40
Rony n°49
Raul frank n°39
Pricila n°38
João marcos N°17
1-Não mas foi bem interessante ela nos mostrou varias formas aprender mas um pouco.As olimpiadas de matematica é uma competição inspirada nos jogos olimpicos, que por sua vez são antiga Elida em hora nos festivais esportivos que os gregos realizavão na antiga Elida, em honra ao zeus e de outros deuses que abitavam o olimpo
2-Achamos que foi um insentivo para que a cada dia posssamos nos empenhar prinipalmenteem matemática e que foi uma boa forma de testar o nosso conhecimento e o tanto que nós somos capazes.
3-A matemática é um recurso para desemvolver a aprendizagem do Brasil e descobrir novos talentos pois ao irmos comprar pão usamos matemática podemos concluir que a matematica está em oda a faze da nossa vida.
Turma 108
Alunos:
Salma N°42
Camila N°07
Kercia N°17
Adriano N°01
Ronald N°40
Gleuson N°10
Leandro N°22
Mauro N°29
não,apartir do momento em que descobrimos este mundo de aventuras começamos a reflete sobre quanto a matematica e util nas nossas vidas,podemos a te citar o nome de um grande filosofo que foi tales o exemplo dele para na matematica foi muito importante ,nos alunos devemos nos,espelharmos no conceito que ele da sobre a mtematica nos somos pessoas com capacidade de comprender coisas inanimadas por temos a matematica como a chave de todas as portas¨"porque a matematica é a honra do espirito"e sabemos que não a ciencia que fale das harmoniascom mais clareza que a matematica.porque eis a matematica a criação mais originaldo esgenho humano.
Bom as olimpiadas de matematica se basea nos jogos olimpicos, voce sabe por que? e muito facil dizer o por que, nos jogos olimpicos todos dispultam por uma medalha de ouro, e nos aqui na olimpiada de matematica dispultamos por uam medalha tambem, voce sabe qual e? e bem facil desfrutar essa medalha, e so ter capacidade de estudar e se mostrar esforçado nas aulas, essa medalha se chama interesse de aprendizagem.
por isso todos que enfretaram essa olimpiada com brincadeira, procure prestar mais atenção, pois ela vai mostarar o nosso potencial de aprendizagem...
" a mente que se abre para um novo conhecimento, jamais volta ao seu tamanho original"
Alunos da turma: 106
fernando n°12
Aline n°02
thais n°39
wenderso n°42
wesley n°
jhonathan n°27
ellys n°11
n�o,apartir do momento em que descobrimos este mundo de aventuras come�amos a reflete sobre quanto a matematica e util nas nossas vidas,podemos a te citar o nome de um grande filosofo que foi tales o exemplo dele para na matematica foi muito importante ,nos alunos devemos nos,espelharmos no conceito que ele da sobre a mtematica nos samos pessoas com capacidade de comprender coisas inanimadas por temos a matematica como a chave de todas as portas�"porque a matematica � a honra do espirito"e sabemos que n�o a ciencia que fale das harmoniascom mais clareza que a matematica.porque eis a matematica a cria�o mais originaldo esgenho humano.
2-o obmep e um grande estimulante porque tem uma grande for�a de vontade.qual e essa boa vontade ? que e de levar a matematica a todos os alunos encentiva-los para que tenham um espirito de desejo de quere mais.quere mais o que? claro obviamente de aprender a matematica por isso essa instui�o esta de parabens por ter criado essas olimpiadas que deu origem na grecia.que e a olimpiadas de matematica 3-nos usamos a matematica como uma ferramenta fundamental sem ela oa humanidade n�o seria nada porque a matematica e abase para um mundo melhor ela que nos levar a imagina quanto elas nos favorece e quanto elabota enfase ou seja sentido nas nossas vidas por isso a matematica prevalece e vai prevalecer a te o fim. "um bom s�bio n�o diz tudo que pensa mias pensa tudo o que diz" aristoteles turma :106 componentes :wemerson n 44 luciana n 33 jocimara n 26 jean n 21 ildenice n 16 gleyciara n 14 bianca n 04
nós não tinhamos conhecimento das olimpiadas de matematica após temos lido esse assunto tivemos noção que muitos povos a seculos atrás praticavão esse desafio intelectual aonde após conhecemos descobrimos que grandes matematicos um dia fez uma prova igual o diferente da nossa.a nossa participação foi uma verdadeira honra empora poucos conseguirão passa na prova mais ela foi muito bem elaborada.sim pois a matematica ela esta presente na nossas vida enteira pois ela é uma das materia aonde vai esta em toda nossa formação proficional
alunos da turma 106:
Jeann Michael nº 22
Kideenisson nº30
Yan nº47
Rafael nº38
Osmar nº34
Jonatas Nº28
Otavio nº36
Diego nº10
1)Vocês conheciam a história das olimpíadas de matemática?Faça um breve comentário.
Não.As olimpíadas de matemática se espelharam nos jogos olímpicos. Tem a finalidade de propor aos alunos o interesse maior em estudar matemática e conseguir resolver problemas desafiadores.
A olimpíada é uma disputa entre jovens, onde o aluno deve ter inteligência, criatividade, imaginação e disciplina mental. Ou seja o aluno deve está bem preparado, pois quanto mais interesse e aprendizado o aluno tiver, há mais chances de ser classificado para a segunda etapa e quem sabe ganhar a medalha e as premiações.
2) o que vocês acharam de sua participação na Obmep ?
Participar da olimpíada foi interessante, pois ali a gente pôde testar nossos conhecimentos e ter mais vontade ainda de responder problemas intrigantes. Pena que não fomos classificados para a segunda etapa, mas valeu a experiência, com certeza estimulou muitos alunos a desenvolver o interesse pela matemática e tentar se sair melhor da próxima vez.
3) como vocês vêem a matemática nos dias de hoje?conseguem percebê-la em sua vida?
Muitas pessoas vêem a matemática como algo além do possível, só possível para pessoas”especiais”. Esta forma de visão tem origem antigas e que durante muitos anos tem privado alunos de um conhecimento fundamental, necessário e professores do prazer de desenvolver um bom trabalho. Nós sabemos da grande importância que ela tem em nossa vida . só que as vezes algumas pessoas têm um baixo rendimento na disciplina por falta de interesse e preconceito com a disciplina.
Conseguimos perceber a matemática em tudo que fazemos no dia-a-dia. Como você mesmo falou que as vezes usamos função e nem percebemos, como por exemplo o preço do pão e a quantidade depães a comprar.
turma:107
ana delmanº2
daniele nº9
elessandra nº13
jaciara nº21
joseana nº30
maria do carmo nº40
1º. Sim. Mais nos impressionamos mas ainda com a riqueza que as Olimpiadas de Matemática tem em sua historia.
2º.A participação foi muito importante apesar de não termos tido bons resultados, colaborou bastante no nossa aprendizado, para de um certo modo o crescimento da escola. Enfim foi bastante produtivo em relação ao crescimento e a preparação para uma nova prova, e para proxima Obmep.
3º.Como crescimento. porque está ligada a tudo e a todos, é impossivel não percebê-la a matemática está ligada ao nosso cotidiano , ao nosso dia-a-dia, e ela vem crescendo cada vez mais com a tecnologia, com a inovação.Hoje em dia a o uso dá matemática se tornou continua em diversos momentos, em diversos aspectos e lugares, ex: circulação monetária diária,Sotwares que utilizam a matemática como peça chave no seu manuseio, enfim está realmente ligada a tudo.
Alundo da Turma 109:
Benedito Neto. Nº 03
Daiane França. Nº 06
Geisa Alves. Nº 11
Maisa Lindoso. Nº 22
Patricía Lima. Nº 35
Natalia Pereira. Nº 21
Teodoro Nº. 45
1º:
Não, só tinhamos conhecimento de que ela é importante para nós e que nos estimularia ao aprendizado de matemática.E serviria para sabermos como estamos indo na escola.
2º:
Foi bom e importante, por que ela não só existe para participar ou competir, foi um teste para nossos conhecimentos e de certa forma um preparo para provas mais importantes na vida e para mostrar de que somos capazes.
3º:
A matemática não é só uma matéria, desde sempre está nas nossas vidas.Hoje nós podemos ver que ela pode estar presente em nossas vidas não só, como números, mais como um saber que nos ajudará para vida mais tarde.Ela está presente em tudo que nós fazemos, como exemplo, tudo relacionado a compra e venda, na padaria,no supermercado, etc.
ALUNOS DA TURMA 108:
Francisco nº09
Higor nº12
Karine nº15
Kássia nº16
Lays nº19
Leandro nº20
Leonel nº23
Rafaela nº36
a historia das olimpiadas nos alunos ja conheciamos mais não sabiamos que era tão importante assim,após termos participado sentimos que devemos dar mais valor a matemática.Aprendemos que a matemática esta presente em nossos dia a dia de varias formas.
A nossa participação ajudou e muito a nos perceber que a matemática nos leva a procurar estudar mais por que como vamos trabalhar sim por que a matemática esta presente em tudo.
Nos vemos a matemática hoje como um novo caminho para o amanhã primeiramente não sabiamos que a matemática era tão importante nas nossas vidas.Percebemos a matemática na fisica,quimica e em tudo que nos envolve.
TURMA:107
Adressa:03
Karliene:34
Juliane:33
Diogo:12
João vitor:26
Luan:37
Luis:38
Mayara:41
1-não exatamente,mas a história da olimpiadas de matemática é bastante interessante e motivadora para nós, nos proporcion a termos mais conhecimentos e ver o quanto nós aprendemos.Ela nos pede a inteligência mental e prática.
2-nós achamos muito interessante, nos proporcionou testarmos nossos conhecimentos e capacidade de desenvolvermos nossos pensamento intelectuais e até mesmo nos levar a estudar mais e mais.
3-nós vemos a matemática como base que sustenta as outras matérias, por que se percebermos a mátemática está incluída no nosso dia-a-dia com as pessoas da nossa família, dentro da nossa escola e principalmente na nossa sociedade.
turma:110
GISLÂNDIA N:14;
JODEANE N:18;
LUIZA RAQUEL N:23;
RAIMUNDA N:34;
TATIANE N:43;
TAIRLENE N:44;
WALBIENE N:45;
1 - Vocês conheciam a história das olimpíadas de matemática? Faça um breve comentário.
Bom,alguns alunos da nossa equipe já ouviram falar dessa olimpíada mas não sabiam que envolvia toda uma historia por trás dessa “prova”,que já era praticada a muito tempo em outros países,que têm uma importância tão grande nos países estrangeiros,que era inspirada nos jogos esportivos gregos e ao sabermos qual a finalidade dela, que é a de testar nossos conhecimentos,nos da uma inspiração extra para tentar resolver os problemas eu pelo menos tentar resolver.
2 - O que vocês acharam de sua participação na Obmep?
Nós experimentamos uma nova experiência,nós sabemos agora quais os assuntos que nós estamos melhores,quais assuntos estamos com mais deficiência e chegamos a conclusão que poderíamos ter tido um desempenho melhor na Obmep.
3 - Como vocês vêem a matemática nos dias de hoje? Conseguem percebê-la em suas vidas?
Para nós,a Matemática é aplicada diretamente em todas outras matérias,é aplicada a maioria dos problemas cotidianos,é usada não só como instrumento de resolução de problemas,mas até mesmo como uma forma de divertimento,de passa-temo.
Turma 107
Alunos:
Emanuele n°14
Franciara n°15
Jacqueline n°23
Juliana n°30
Kislia n°35
Samuel n°47
Tarcisio n°50
Thiago n°51
Nós não conheciamos a historia da olipiadas de matemática,mas com o texto percebemos que elas o correm ha muito tempo.A 1 olimpiada ocorreu em 1894 no leste europeu em homenagem ao ministerio da educação da hungria.
A prova estava bem elaborada bastando apenas ter muita atenção para realiza-la com sucesso. A matemática hoje tem sido usada frequentemente no dia dia das pessoas, pois estamos constantemente fazendo calculos que facilitam a nossa vida,no supermecado ou na construção de grandes predios e a cada dia ela tem se avançado.
o comentario que esta sem nome ,os nomes sao estes : crislane n=10,brenda n=07,graciele n=16,antonia n=06,deusilene n=06,fernanda n=13,kerliane n=21 e a turma =110 a ultima frase e grandes predios e a cada dia ela tem se avançado. desculpa professor
as Olimpiadas de matamática já é conhecida pelo brasil todo..
mais nesse ano q nos alunos da 108 tivemos o Privilégio de participar das olimpiadas de matemática
As olipiadas de matemática é feita para aprimorar..os conhecimentos dos alunos.
Alunos da turma 108
Iuquias nº13
Liverson nº25
Marcelo nº27
Pitteson nº32
Leandro nº21
wallyson nº48
a olimpiada de matematica é uma area muito presente no mundo inteiro a matematica está muito avançado. a olempada de matematica é uma chance do aluno se destacar no mundo inteiro a matematica hoje em dia é muito utilizada,a olenpiada é muito interessante porque faz agente mostra o nosso talento.
1-NAO CONHECIAMOS A HISTORIA DAS OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA,NOS ESFORÇAMOS E APRENDEMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSA INTERRESANTE HISTORIA QUE NOS FACINOU E FEZ COM QUE NOS ENTERESSASEMOS UM POUCO MAIS SOBRE ESSA FACINANTE MATERIA DA QUAL PRECISAMOS DIARIMENTE,AS OLIMPIADAS DE MATEMÁTICA NOS MOSTROU A IMPORTANCIA DE SUA HISTORIA,POVOS ANTIGOS QUE A DESENVOLVERAM E ETC...NESSE ANO NOSSO PREPARO NAO FOI SUFICIENTE O BASTANTE PARA A PROVA.A MATEMATICA É HOJE UM DOS METODOS MAIS USADO NO NOSSO DIA-DIA.ALUNOS DA TURMA 110:NEYSON JOSE(N 27)PAULO HENRIQUE(N 30)PAULO RODOLFO(N 31)MISAEL(N 26) LUIS CARLOS(N 22)CLEY JONHE(N 09)ROBSON(N 38).
1 - Vocês conheciam a história das olimpíadas de matemática? Faça um breve comentário.
Não conhecíamos a estória das olimpíadas de matemática e que a primeira Olimpíada de Matemática ocorreu no Leste Europeu, mais precisamente na Hungria, em 1894, em homenagem ao Ministro da Educação da Hungria, Jósef Kürschák, Professor de Matemática, membro da Academia de Ciências da Hungria e do Instituto Politécnico da Universidade de Budapeste.As olimpíadas de matemática inspira os alunos a resolver o problema de matemática e conhecerem os seus dons .
2 - O que vocês acharam de sua participação na Obmep?
Achamos que foi um insentivo para ajuda os alunos a testa nos conhecimentos e ter mais vontade de resolver as perguntas mais ainda mais complicadas e nem todo mundo do cegel foi classificados para a segunda etapa.esperamos que todo ano tenha a olimpíada de matemática para estimular os alunos a estudar mais para passar em todas as fases.
3 - Como vocês vêem a matemática nos dias de hoje? Conseguem percebê-la em suas vidas?
Sim consequimos perceber porque ela esta em todo lugar e também a matemática é a capacidade de desenvolver o raciocino de todas as pessoas e principalmente para as aquelas que tem o don de resolver cálculos que nem todo mundo ou seja nem todas as pessoas consequem resolver.
Turma: 107
Krysthan n=36
Joarbson n=24
Smalley n=48
Pedro henrique n=44
Pedro david n= 43
Jonathann=28
Jefferson n=52
1-vocês conheciam a história das olimpíadas de matemática?
Não.foi inspiradas nos jogos olímpicos e tem objetivos como incentivar os jovens a estudar a matemática e tentar resolver os mais diversos problemas.
2-o que vocês acharam de suas participações na Obmep ?
Achamos muito importante, pois nela obtemos uma experiência de fundamental importância para nosso raciocínio e aprendizado. Uma vez que passamos a entender a matemática, o nosso raciocínio se volta para as descobertas que muitas das vezes passam despercebidas por nós.
3- como vocês vêem a matemática nos dias de hoje? Conseguem percebê- La em suas vidas?
A matemática hoje, é essencial para a nossa vida , pois nela encontramos respostas claras, objetivas e exatas. Sim , ela é aplicada em tudo no nosso cotidiano.
turma:107
jadson nº22
herbeson nº18
marcelo nº39
hadinaelton nº17
jordyson nº29
diego melo nº10
daniel nº8
Postar um comentário