terça-feira, 23 de setembro de 2008

Estudante Digital

As mudanças que as novas tecnologias da escrita ofertadas pelo computador e pela Internet imprimem no meio educativo.


Desde o pictograma, com o homem primitivo, até a invenção da imprensa por Gutenberg, a sociedade civilizatória experimentou diversas mudanças na forma de se expressar por meio da escrita.
Até algum tempo atrás a escrita estava muito vinculada à produção de livros. Atualmente com o advento das tecnologias de comunicação e informação, mais precisamente o computador e a internet, o homem passou a dispor de um potencial riquíssimo e, de certa forma, democrático: escrever na “rede”.
Na escola, passamos a experimentar a possibilidade de explorar o uso de textos pelo estudante, de forma contextualizada, inserindo-o na era digital, bem como, as formas de trabalhar esses mesmos textos em meio digital.
Janine (2007) fala que “... a cisão entre o oral e o escrito converte-se em um encontro extremamente produtivo, onde as especificidades de cada uma das duas modalidades da língua potencializam a comunicação tornando-se um grande instrumento para a interatividade dos gêneros que a utilizam: como blogs, torpedos enviados por celulares, messenger, e-mail, Orkut, entre outros.
O uso dessas ferramentas pelo jovem e, em especial, pelo aluno influi diretamente numa mudança de comportamento (mesmo que inconsciente), que muitas vezes, nós professores desconhecemos ou não visualizamos. O professor ao não perceber esta adaptação rápida do aluno ao mundo digital e, também, por não estar atualizado e familiarizado com o uso de Tic’s, qualquer que seja a sua área de atuação, exclui-se desse processo dinâmico pelo qual nossa sociedade atravessa. É inegável a presença da tecnologia e, cada vez mais, necessária sua utilização na escola.
O uso crescente de blogs, Messenger e Orkut por alunos e, agora também, professores deve despertar o interesse para o potencial de escrita, devendo ser trabalhado de forma pedagógica pelos professores juntamente com os alunos. É preciso que o professor saiba orientar de forma correta o aluno na utilização dessas ferramentas. Canalizar atividades de sua área, onde o aluno possa além de obter notas a partir de uma determinada atividade, criar o gosto pela leitura e escrita, ou seja, criar um hábito saudável e natural, corroborando para o desenvolvimento do espírito autoral do aluno.
Um professor que posta um texto em seu blog, deve ter um mínimo de domínio sobre a configuração do mesmo, afim de que seus alunos entrem e participem postando seus comentários, dessa forma ele está contribuindo de maneira positiva para que esses alunos desenvolvam suas idéias, pensem e repensem suas opiniões até chegar a sua própria conclusão.
O aluno também já se interessa por montar seu próprio blog e diversificá-lo com diversos assuntos e temas. Faz as configurações que acha melhor e divulgá-os com os colegas. Mas, é inegável a febre do Orkut e Messenger. Na rede temos diversas comunidades formadas, com os mais variados assuntos e temas. Muitas vezes, percebemos alguns desvios e situações não tão recomendadas. Cabe ao professor esclarecer alguns tópicos e explorar o potencial positivo dessas duas ferramentas. O aluno, por exemplo, pode postar um álbum produzido com fotos de uma determinada atividade extraclasse feita pela escola, onde ele relataria como havia sido desenvolvida a referida atividade (local, data, destaques etc).
Ainda poderia o professor explorar o uso do e-mail, onde muitos alunos poderiam comunicar-se escrevendo sobre determinado assunto, convite, lembrete e informando futuras atividades.
Enfim, o uso dessas ferramentas constitui-se importante fator de desenvolvimento das capacidades e competências (ao despertar como já citado, o espírito autoral) tão requeridas como preconiza a LDB/96 e seus parâmetros curriculares para cada área de ensino, mas também colabora para a inclusão social tão necessária para a melhoria de nossa sociedade.





Referências:

http://www.ufpe.br/hipertexto2005/TRABALHOS/Janine%20Fontes%20de%20Souza.htm acesso em 23/09/08

Mídias na Educação – A co-autoria como estratégia de aprendizagem: Módulo Básico Material Impresso – SEED/MEC.

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