01 - Baseado no vídeo, qual a opinião da equipe a respeito da importância da Olimpíada Brasileira de Matemática para nosso País?
02 - A OBMEP transformou o seu modo de ver a matemática? E por quê?
As provas da OBM e, mais recentemente, as da OBMEP sempre se apresentam em forma de problemas instigantes e interdisciplinares. Problemas que forçam o aluno a pensar e a buscar formas para solucioná-los. Portanto, percebe-se a forma pioneira deste exame conforme preconizam os parâmetros e diretrizes curriculares de nossa LDB.
Eis, então, um problema para ser respondido pela equipe:
03. "Um tabuleiro quadrado de 3 linhas por 3 colunas contém nove casas. De quantos modos diferentes podemos escrever as três letras A, B e C em três casas diferentes, de modo que em cada linha esteja escrita exatamente uma letra?"
17 comentários:
Escola: Edson Lobão (CEGEL)
TURMA: 303 / MATUTINO / 3°Ano
Alunos:
Ana Célia Mendonça Pereira
Adriano Martins Almeida
Andre Pereira
Rodrigo de Sousa
Saulo Silva Ferreira
Tainam Teixeira Gomes
Julieth Pereira da Silva
Resolução das Questões
01 – Resposta:
Pelo que vimos no vídeo ajuda a identificar os novos talentos dos jovens e também incentivar os jovens nas áreas científicas e tecnológicas que a OBMEP tem a oferecer. É um privilégio para os professores das escolas públicas que contribui para sua carreira profissional, além da produção de vários materiais didáticos.
02-Resposta:
Sim. Porque é uma forma de estimular ainda mais o estudo da disciplina de matemática entre alunos das escolas públicas em geral, além de contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.
03. Resposta:
Como são 3 casa e três letras, não podendo repeti-las, irá ficar assim:
na primeira linha temos: 3 letras para a primeira casa, 2 pra segunda e 1 pra terceira = 3*2*1 = 6
na segunda e terceira linha será a mesma coisa.
Então agora é só multiplicar as combinações de cada linha:
6*6*6=216
Observamos que contém 3 casa e três letras (A,B e C) que não podemos repetir.
Então ficará 3 letras para a primeira casa, 2 para a segunda casa e 1 para a terceira casa.Ficará assim: 3*2*1 = 6
Vimos que foi diminuindo cada vez mais 3,2 e 1.
Como fico desta forma se nós fizermos com a segunda e terceira linha dará sempre o mesmo resultado. E com isso agora é só multiplicar os resultados: 6*6*6= 216.
A /1/2/3/ =6
B /1/2/3/ =6 =216
C /1/2/3/ =6
CEGEL
TURMA:301/Matutino
COMPONENTES:Jacyara Lima,Mariana Oliveira,Ricardo Barbosa e Silviane Furtado
1° A importância da olimpíada de matemática é que através dela pode-se observar o nível de conhecimento dos alunos de escolas públicas do nosso país.Dessa forma,pode-se criar métodos de ensino mais eficazes,com o intuito de melhorar o desempenho desses alunos.
2° Sim ela transformou,pois essa olimpíada faz com que preparemo-nos,de forma até indireta,para os grandes concursos da vida,sendo a OBMEP,um teste para essa preparação.
3° Na primeira linha podemos organizar das seguintes formas:
1- A B C
2-B C A
3-C A B ; Dessa forma,obtém-se 3formas diferentes de escrever A B e C em cada linha.Logo 3.3.3=27 modos diferentes.
"CEGEL"
Turma 301
Alunas(os):Amanda Madeira,Ellen Sara,Luisa Maciel,Gercilia Kellen e Elaine.
Analise Combinatória
Respostas
R01-A olimpíada de Matemática trouxe consigo iniciativas que fizeram os alunos terem vontade de estudar para a prova,que ajuda, posteriormente os alunos na preparação de exames mais complexos.
R02-Sim,mudou,mas a escola teria que se torna um pouco mais apta para a prova preparando o aluno para uma nota exemplar.
R03-Como são 3 casas e 3 letras não podendo repeti-las ira ficar assim:
Na primeira linha temos 3 letras para a primeira casa,2 letras para a segunda casa e 1 letra para a terceira casa,portanto em uma linha fica assim 3*2*1=6
Na segunda e na terceira será a mesma coisa.
Então agora é só multiplicar as combinações de cada linha 6*6*6=216
(CEGEL)
TURMA: 303
/ TURNO: MATUTINO
Alunos:
Iago Albuquerque Lopes
Ingrid Raquel da Silva Pinto
Joyce Tamires Licá de Araújo
Poliana Almeida Rodrigues
Sandla Adriane Melo Diniz
Suelma Silva Bezera
Vinícius Rodrigues Lima
Yury Cunha Lopes
Respostas:
01 - A Olimpíada Brasileira de Matemática é muito importante pelo fato de proporcionar oportunidades para os jovens de escolas públicas, dando-lhes uma preparação para futuros exames. É através dela que podemos perceber o nível de conhecimento dos jovens dos dias atuais.
02 - Sim. Porque ela contribui muito em futuros concursos, estimulando a nossa capacidade na área de matemática. Faz-nos perceber a importância que esta disciplina tem para as nossas vidas, tanto atualmente, quanto futuramente.
03 - Pelo fato de serem 3 linhas e 3 colunas, sem repetição, ficará da seguinte maneira:
Na primeira linha temos 3 letras (ABC) para a primeira coluna, 2 letras (BC) para a segunda coluna e 1 letra (A) para a terceira coluna. Ou seja, 3*2*1 = 6
O mesmo acontece na segunda e terceira linhas.
Como não podemos repetir uma letra, ela sempre irá perder um dígito, ou seja, se na primeira coluna havia 3 letras, retirando um dígito, na segunda coluna irá ficar 2 letras, e na terceira coluna ficará 1 letra. Sendo assim, o resultado de todas as colunas, será 6.
Agora, multiplicamos os resultados de cada linha:
A - 1/2/3 = 6
B - 1/2/3 = 6
C - 1/2/3 = 6
6*6*6 = 216.
Portanto, podemos escrever as três letras (A, B e C) de 216 modos diferentes.
(CEGEL)
TURMA: 303
/ TURNO: MATUTINO
Alunos:
Iago Albuquerque Lopes
Ingrid Raquel da Silva Pinto
Joyce Tamires Licá de Araújo
Poliana Almeida Rodrigues
Sandla Adriane Melo Diniz
Suelma Silva Bezera
Vinícius Rodrigues Lima
Yury Cunha Lopes
Respostas:
01 - A Olimpíada Brasileira de Matemática é muito importante pelo fato de proporcionar oportunidades para os jovens de escolas públicas, dando-lhes uma preparação para futuros exames. É através dela que podemos perceber o nível de conhecimento dos jovens dos dias atuais.
02 - Sim. Porque ela contribui muito em futuros concursos, estimulando a nossa capacidade na área de matemática. Faz-nos perceber a importância que esta disciplina tem para as nossas vidas, tanto atualmente, quanto futuramente.
03 - Pelo fato de serem 3 linhas e 3 colunas, sem repetição, ficará da seguinte maneira:
Na primeira linha temos 3 letras (ABC) para a primeira coluna, 2 letras (BC) para a segunda coluna e 1 letra (A) para a terceira coluna. Ou seja, 3*2*1 = 6
O mesmo acontece na segunda e terceira linhas.
Como não podemos repetir uma letra, ela sempre irá perder um dígito, ou seja, se na primeira coluna havia 3 letras, retirando um dígito, na segunda coluna irá ficar 2 letras, e na terceira coluna ficará 1 letra. Sendo assim, o resultado de todas as colunas, será 6.
Agora, multiplicamos os resultados de cada linha:
A - 1/2/3 = 6
B - 1/2/3 = 6
C - 1/2/3 = 6
6*6*6 = 216.
Portanto, podemos escrever as três letras (A, B e C) de 216 modos diferentes.
Escola: Edson Lobão (CEGEL)
TURMA: 303 / MATUTINO / 3°Ano
Alunos:
Maria de Fatima
Milena Texeira Pereira
Carolina Texeira Pereira
Ana Flavia Carvalho
Gabriele Siva
Daniel Mendes
Resolução das Questões
1° A olimpiada brasileira de matematica é importante por que oferece oportunidades para os alunos se destacarem pelo esforço e compromisso com os estudos.
2° Sim mudou a nossa visão,por que a OBMEP busca do aluno, a sua capacidade de se desenvolver mentalmente;isso por que ela vai capacitar entre milhões de alunos os que realmente tem desenvolvimento.
3° Na primeira linha podemos organizar das seguintes formas:
1-A B C
2-B C A 3*3=9
3-C A B
A
B=3*9=27
C
Logo,serão 27 modos diferentes.
Escola: Edson Lobão (CEGEL)
TURMA: 303 / MATUTINO / 3°Ano
Alunos:
Anderson Penha,
Conceição de Maria,
Esther Marques,
Thayane Cristina,
Thaynara Moreira,
Yasmim Rocha.
Turma:303.
1-A OBMEP é uma prova muito importante pois provoca nos alunos o interesse pela matemática.
2-Sim,porque a OBMEP oferece muitas oportunidades e faz com que o aluno da rede publica do país tenha mais interesse sobre a matemática que é uma das matérias mais importantes para o desenvolvimento estudantil.
3- 3x2=6
Logo serão 6 modos diferentes de escrever as 3 letras em cada linha.
CEGEL
TURMA:301/matutino
COMPONENTES:Kananda Melo,Thainan Martins,Amanda Sodré,Bruno Sodré,Rodrido Pimenta,Alan Pablo.
1 Resposta:
A Olimpíada Brasileira de Matemática além de proporcionar diversas finalidades a nossa vida cotidiana,ela dar aos alunos que realmente se interessam e que tem um desempenho na matéria um reconhecimento que na verdade é merecido,servindo de estimulo para os alunos que não tem um maior interesse pela disciplina,com isso descobrindo novos talentos.
2 Resposta:
Sim,através da OBMEP a matemática pode nos levar a muito além do que podemos imaginar,pois ela dá ao aluno condições de interpretar situações diárias,permitindo que ele se insira no mercado de trabalho futuramente,e que seus problemas e resultados têm origem no mundo real e encontram muitas aplicações em outras ciências.
3 Resposta:
São 3 linhas por 3 colunas que contém 9 casas,sendo assim ficará:
A B C
B C A
C A B
Na primeira linha temos 3 letras,para a segunda temos 2 letras e para a primeira linha temos 1 letra.Multiplicando os resultados das 3 linhas temos:
3.2.1=6
3.2.1=6
3.2.1=6
6.6.6=216
Portanto,temos 216 modos diferentes de escrever as letras A,B e C.
ESCOLA:Complexo Educacional Governador "Edison Lobão" - (CEGEL)
TURMA: 302-MATUTINO-3°ANO
ALUNOS:
Antonio Cândido
Diego Henrique
Egiuly Jansen
Ingrid Rayane
Keren Laís
Tassyane Guimarães
1.Pelo que podemos perceber que o vídeo nos mostra é que, as Olímpiadas de Matemática é um teste que a OBMEP nos proporciona, para perceber como está nosso conhecimento na disciplina.Bom o que vemos também, e, que são poucos os jovens que gostão de participar desse teste, pois é realmente uma disciplina bem complica para se entender, por esse motivo é que nós achamos que esse teste é bem inportante para vemos até onde nós alunos sabemos e até aonde não sabemos.
2.Bom, é execelente esses testes que a OBMEP proporciona para nos estudantes de escolas públicas, pois nos da uma ampla visão da Matemática em si, e nos ajuda a desenvolver tudo de que nós sabemos da disciplina, e também em alguns concursos que fazemos,para obter melhor conhecimento.
3.Vamos fazer um esquema para representar os possíveis resultados:
3 linhas com 3 colunas;
A- B- C
A- C- B
B- A- C
B- C- A
C- A- B
C- B- A
Logo,serão 6 resultados diferentes.
1 - é de suma importância para nos alunos porque vamos obter mas conhecimentos sobre o assunto participa olimpíadas ganhar prêmios
2 - sim porque a matemática se faz presente na nossa vida , e no nosso dia dia .
3 - É possível escrever de 3 modos diferentes
Alunos : Diego Costa , Lisleide silva , Italo kairo , Leonardo da silva , Poliane ferreira e rafisa silva , Turma: 302
TURMA: 301/ MATUTINO/ 3° ANO
ALUNOS:
Ana Paula Pereira
Cristian Lacerda
Domingas araujo
Erlison freire
Julyane serra
1° - R= A OBMEP visa estimular o estudo da matemática entre alunos e professores e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica para o nosso pais
2°- R= Sim. Porque ela testa mais ainda os nossos conhecimentos da matemática aprofundando mais ainda os nossos estudos.
3°- R= Em cada coluna tem 3 linhas, cada linha temos que colocar uma letra sendo que ela não pode ser repetida nas outras linhas da mesma coluna.
Na 1° temos 3 possibilidades, na 2° temos 2° possibilidades, na 3° temos 1 possibilidades
ABC/ BC/ C/= 3+2+1+6
BCA/ CA/ A/= 3+2+1+6
CAB/ AB/ B/= 3+2+1+6
juntando todas as possibilidades de uma coluna o resultado é 6 repetindo da mesma forma nas outras colunas, mas com letras diferentes e multiplicando as 3 possibilidades.
6x6x6=216
R= Logo serão 216 modos diferentes de escrever as letras em casas diferente.
TURMA: 301/ 3° ANO
MATUTINO
ALUNOS: Gleysciane Morais/ Josenilson Costa/ Paulo Victor Aragão/ Thaynara Silva/ Wanesca Morais
1° Resp: Visa o conhecimento entre alunos e professores da rede estadual e municipal de todo pais sobre a matemática
2° Resp: Sim, poque ela contribui para o melhor apredizado de todo o pais
3° Resp: Em cada linha tem 3 casa e só podemos botar uma letra em cada uma sem repeti-la. Logo na primeira casa teremos 3, na segunda teremos 2, na primeira 1 possibilidade. somando essas possibilidades teremos um resultado de 6 em uma linha, assim também nas outras duas linhas. Pegamos o resultado de cada linnha e multiplicamos asim teremos 216 possibilidades diferentes.
3+2+1=6
3+2+1=6
3+2+1=6
TURMA: 301/ 3° ANO
MATUTINO
ALUNOS: Gleyciane Morais/ Josenilson Costa/ Paulo Victor Aragão/ Thaynara Silva/ Wanesca sousa
1° Resp: Visa o conhecimento entre alunos e professores da rede estadual e municipal de todo pais sobre a matemática
2° Resp: Sim, poque ela contribui para o melhor apredizado de todo o pais
3° Resp: Em cada linha tem 3 casa e só podemos botar uma letra em cada uma sem repeti-la. Logo na primeira casa teremos 3, na segunda teremos 2, na primeira 1 possibilidade. somando essas possibilidades teremos um resultado de 6 em uma linha, assim também nas outras duas linhas. Pegamos o resultado de cada linnha e multiplicamos asim teremos 216 possibilidades diferentes.
3+2+1=6
3+2+1=6
3+2+1=6
(CEGEL)Turno-Matutino
Turma:302
Aluno:Andressa Caroline,Andressa Ribeiro,Epha Ellen,Mavila Melo,Thiara souza,Sthefany Cristian,Thays nayara,Laricia Katherine.
Resol:
01-As olimpiedas de matematica que estemula os alunos de hoje a estudar a materia e revelar varios talentos nas escolas públicas.E para os professores é o maior desempenho a ver seus alunos participarem.
02-Sim. por que o projeto vem pra ajudar nos alunos das escolas pública e vem para a melhoria da educação brasileira.
03-P³=3!
3!=3*2*1=6
A B C
B C A
C A B
TURMA 303- MATUTINO
ALUNOS: Aline, Ana Carla, Wesley, Alessandra, Marcia.
1- A OBMEP é essencial para os alunos das escolas publicas, é de extrema importancia. Atraves da OBMEP, observamos que muitos alunos se destacam na matematica. Então, esse é um meio de descobrir o conhecimento de uma pessoa que estuda em escolas publicas, é a chance, é a oportunidade que um aluno tem para mostrar seu potencial a todo o Brasil.
2- Sim. Ela transformou o nosso modo de ver a matematica porque antes pensávamos que a matematica era uma materia muito dificil, mas a OBMEP nos fez enxegar que a matematica não é tão dificil assim, só requer um pouco de raciocinio. Atraves da OBMEP adquirimos mais conhecimento de como realizar uma prova de extrema importancia.
3- São 3 letras em 3 casas diferentes, essas casas não fazem parte da mesma linha porque são diferentes. Em uma linha não pode ter 2 casas com 3 letras, sendo que em uma linha deve ter exatamente só uma letra em uma casa.
Então ficará assim a primeira linha:
3 letras na primeira casa, 2 letras na segunda casa e 1 letra na terceira casa. Não pode repetir na mesma linha 2 casas com 3 letras, e em cada linha deve ter uma casa com uma letra.
Então são 3 casas em uma linha, 2 casas estão preenchidas, são 3 letras. Em uma casa tem 3 letras e na outra tem uma letra, então, a casa que sobrou vai ficar com 2 letras, já que tem uma casa com 3 letras e outra casa com 1 letra.
O calculo ficará da seguinte forma:
3.2.1= 6
Este mesmo principio, este mesmo método será utilizado na segunda e na terceira linha. Então na segunda teremos 6 e na terceira teremos 6 tambem.
agora é só multiplicar as combinações de cada linha:
6.6.6= 216
Logo, teremos 216 modos diferentes para escrever as 3 letras.
Escola:"Cegel"
turma:302/matutino/3ano
Alunos:
Luana Regina
Amalia Brenda
Sara Souza
Pablo Henrique
Luis Carlos
Resoluções:
Q1:
É importante pois nos estimula ao estudo da disciplina e nos proporciona maior interesse pela matemática.
Q2:
Sim,pois antes viamos a matemática apenas como calculos a serem resolvidos e a OBMEP nos fez reconhecer que a matemática está presente em nosso cotidiano,estimulando nosso raciocínio e nos dando capacidade de conhecimento que futuramente pode influenciar em nossa vida profissional.
Q3:
Como temos 3 linhas e 3 colunas,sem repetição,interpretaremos da seguinte forma:
1 linha- (ABC)na 1 coluna,(BC) na 2 coluna,(A)na 3 coluna.Procede da mesma forma na 2 e 3 linha.
Sendo assim obteremos o seguinte resultado:
A=1.2.3=6
B=1.2.3=6
C=1.2.3=6
6.6.6=216 logo,teremos 216 diferentes resultados.
TURMA : 302
ALUNOS : Rayssa , Ana Claudia , Alexsandra ,Jaqueline ,Waucleudison .
Q1 : Tem uma enorme importância , pois as olimpíadas dão a oportunidade aos alunos testarem seu conhecimento matemático .
Q2 : Sim ,pois antes víamos a matemática apenas como cálculos a serem resolvidos ,e hoje percebemos que a matemática esta ligada a varias coisas do nosso cotidiano ,até em profissões que futuramente viremos a exercer . A OBMEP também incentiva os alunos , dando-lhes bolsas de estudos e prêmios .
Q3 :Como são 3 linhas e 3 colunas , sem repetição colocaremos da seguinte forma :
1 linha –(ABC),2 linha (BC),3 linha (A) .
Obtendo então o seguinte resultado :
A= 3.2.1=6
B=3.2.1=6
C=3.2.1=6
6.6.6 = 216 .
Logo , teremos 216 diferentes resultados .
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